Capturar animais estilo Legend of manaEstou aqui enviando meus melhores tutoriais da RMB paraa cá, só os melhores, os ruins eu nem vou me dar o trabalho de repostar.
Introdução:
Esse tutorial foi feito por mim, mas, com a ajuda de meus amigos e das pessoas que me ensinaram a usar variáveis e switchs.Esse tutorial é para ensinar um novo estilo de captura de monstros onde você não precisa lutar com o monstro para capturá-lo, você deve conseguir a confiança dele para pega-lo.Para isso é preciso saber sobre variáveis e switchs então se não sabe usá-los acho melhor que aprenda antes.Esse tutorial é um passo a passo com imagens.
Como fazer:
1º:Primeiro crie um mapa onde não tenha saída, como um beco sem saída.
2º:no teleporte para esse lugar coloque uma variável chamada “chance de aparecer animal” e use a opção de substituir por um número que pode ser como você quiser assim por exemplo 1~3.
3º:no mapa do beco sem saída coloque um evento com movimento aleatório, com a imagem do animal que será capturado e em evento automático.Se quiser que possa aparecer vários animais, crie outro evento igual, só quem com outra imagem.
4º:no evento de achar o monstro você deve por como condição a variável “chance de aparecer animal” com os números certos (Ex: a variável é de 1~9 e monstro aparece se for de 6 para cima).Se quiser mais animais veja o exemplo.
Ex: Variável de 1~9 se for 1~3 não vem ninguém se vier 4~6 vem animal 1 e se vier 7~9 vem monstro 2.
5º:Se quiser, pode mudar a musica se vier um monstro como em legend of mana.
6º:Na demo eu darei alimento para você dar ao animal mas, não de alimento ao jogador no seu game.Use um mensagem avisando que você encontrou o animal e depois coloque as escolhas de alimentar (para ganhar confiança do animal), de pegar (tentar pegar) ou de sair (ir embora).
7º:Na escolha de alimentar coloque as escolhas de alimentos e as condições de ter o item e a exceção de não ter o item (alimento) e se ele tiver coloque mudar itens e diminuir o alimento.
8º: crie duas variáveis que se chama “confiança do animal” e “chance de aumentar confiança”, a “chance de aumentar confiança” coloque substituir e 1~2.Depois coloque a variável “chance de aumentar confiança” e depois duas condições sem exceção uma com a condição da variável der 1 e a outra 2.Em uma delas coloque para abaixar a variável “confiança do animal” e a outra para aumentá-la.
9º:na de pegar o animal ative um switch local.
10º:na de sair coloque um teleporte para outro mapa e faça a variável “confiança do animal” ficar 0.
11º:Crie outra página no evento com a condição da switch local ativada no passo 9 e sendo ativada ao falar com o animal.Coloque uma condição na área comandos de evento e a condição será “Confiança do animal” ser igual a um número escolhido por você (Ex: requer que o número seja = ou maior que 5), lebrece de colocar igual ou maior, pois se não se o animal tiver mais confiança que 5 ele não irá com você e não queremos isso certo.E uma exceção que será uma mensagem dizendo que o animal não confia em você, um teleporte para fora do mapa e colocar a variável “confiança do animal” igual a 0.Se tiver confiança o suficiente, coloque uma mensagem dizendo que ele confia em você, colocar o animal no grupo, um teleporte para fora do mapa, mudar a variável de confiança do animal para 0 e ativar um switch que impedirá que você pegue o mesmo animal mais de uma vez (isso é opcional).
Lembrece que deve ter os animais como um char no banco de dados.
Acho que é isso.
Créditos:Eu (Himurak), Giuliano (meu amigo) e o
Lehanius (ensinou a usar variáveis).
Bom jogo.
DEMO: http://www.4shared.com/file/64698020/4f1164e0/Capturar_monstros.html