Entertainment LACOCARACHA Productions
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem-Vindos, membros, à Entertainment LACOCARACHA Productions
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tutorial de criação de nomes nos jogos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Danielx3
Novato
Novato
Danielx3


Número de Mensagens : 11
Idade : 34
ELP Cash : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/01/2009

Tutorial de criação de nomes nos jogos Empty
MensagemAssunto: Tutorial de criação de nomes nos jogos   Tutorial de criação de nomes nos jogos Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 2:11 pm

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes1fl4

Olá pessoal, estou aqui para ajudar as pessoas na criação de jogos feitos em RPG Maker. Como vocês já repararam que meu tuto fala sobre os nomes nos jogos, seja um nome de personagem, ou então um nome de uma cidade, Título, sobre nomes, etc.



1- Introdução.
2 - Analisando o jogo “Os Magos da sorte”
3- Como criar um nome de título.
4- Analisando nomes de Heróis.
5- Analisando o nome da cidade Halid.
6- Sobrenomes.
7- Galeria de Dicas.
-Sobre o título.
-Olivier, o herói.
- Nomes de Heróis.
-Nomes que não devem ser utilizados.
-Sobre nomes.
8- Comentários finais.
9- Finalizando.[/COLOR]



1- Introdução.

Começo meu tuto, dizendo a vocês que os nomes são considerados um fator importantíssimo em um jogo, tanto quanto a história e os mapas. Não os menospreze, pois seu jogo pode perder o chamariz se os nomes não forem bem formulados.

Eu já vi cada nome nos jogos, que chego a ficar decepcionado pelo criador. A pessoa simplesmente menosprezou os nomes, e criou o resto. O jogo do cara era bem legal, ele criou o jogo sozinho (pelo menos era o que estava nos créditos), era um mapper incrível, a história não era lá essas coisas, mas o resto, eu achei muito bom.
Agora presta atenção no nome do título do jogo... “Os Magos da sorte”.

2 - Analisando o jogo “Os Magos da sorte”.

1- A palavra “Magos” já é muito usada em RPG, não é legal usá-la em um título. Mesmo se seu jogo se passa com muita magia ou então em um mundo repleto de magos, tente não utilizar.

2- Não fica bem usar quatro palavras, o título fica grande demais. Seria bom reduzi-lo, ou então reestruturá-lo para que fique mais chamativo. Se for usar quatro ou mais palavras, o seu título tem que estar perfeito, de maneira que chame a atenção e não fuja o tema do jogo.

3- Terceiro: “da sorte” fica meio vago, não dá pra entender. Tudo bem que se entende que vai haver um mistério no jogo sobre essa parte da sorte, mas colocá-la no título fica estranho, e pode fazer o jogo perder o clímax.

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes2ih6

Viu quanta coisa? Não estou querendo dizer que o título esteja ruim, pode ter gente que vai ler e dizer: “Nossa, que título criativo”, e eu concordo, só acho arriscado um nome como esse, que você tanto pode chamar muita atenção, ou então ninguém nem ler seu tópico.

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes3fp3

Tudo bem Aline, cada um tem uma opnião diferente. A criação de um nome é algo mais complexo do que as pessoas imaginam, mas o que eu quero alertar é que não siga a sua opinião, você pode até achar o título bom, mas as outras pessoas não. Então peça a opinião dos outros, é o melhor jeito de descobrir.

3- Como criar um nome de título.

O título é o nome mais importante do jogo, sem ele seu jogo não tem sentido. Seu jogo se torna uma lenda pelo nome do título, como Final Fantasy, Breath of Fire, Zelda, entre outros RPGs.
Se o tema do jogo é sobre um cristal, uma espada lendária ou algo do tipo, dê o titulo com o nome desse cristal ou dessa espada.
Sempre crie o titulo com algum sentido ao tema do seu jogo, senão pode ficar confuso a compreensão.
Pense bem no título, ele é o chamativo principal do seu projeto, então faça o melhor que puder, aliás, faça mais do que você pode.
Nomes menores são mais valorizados, pense nisso antes de criar seu título.

4- Analisando nomes de Heróis.

Agora vamos passar para os nomes dos heróis, que são super importantes, como nos clássicos de RPG que chegam a fazer os nomes dos heróis virarem lendas. Alguns exemplos de nomes famosos são: Ash(Pokemon), Frodo(Senhor dos Anéis), agora o Naruto(Naruto), além de muitos outros que eu fiquei com preguiça de lembrar.

Os nomes dos heróis do jogo eram:

Memby: Totalmente horrível, parece nome de mulher (pra não dizer coisa pior). Arthur: Esse sim, um nome bom, apesar de já ser bem usado.
Doliran: Estranho, fica sem sentido o nome, parece dois nomes que se juntaram.
Hesina: Não é de todo mal, só acho que poderia ser melhorado um pouco, mas até da pra aceitar.


Agora vamos passar para nomes de cidades. Eu comecei a jogar o jogo, e depois de uma pequena seqüência o personagem principal chega em uma cidade. O nome dela era: Halid.

5- Analisando o nome da cidade Halid.

1- Halid parece aqueles nomes egípcios ou algo do tipo. Nomes do gênero devem ser evitados.

2- Não é bom usar nomes terminados com “d” ou com “b”. Bom, sempre existem exceções, mas é que não soa bem, e pode ficar estranha a palavra.

6- Sobrenomes.

Os sobre nomes são bem complexos para se criar regras. Na verdade os sobre nomes podem ser qualquer coisa, um nome que sirva apenas para ser coadjuvante da história. É usado para dar o ar da graça no jogo, seu jogo fica enriquecido quando os personagens têm sobre nomes, e esses são descendentes de algum rei, imperador ou algo parecido. Eu considero muito importante, pois da a impressão que todos tem um passado, tem uma família, tem um reino. Mesmo se no seu jogo não mostre o passado dos personagens.

Bem, já analisamos vários nomes e deu pra compreender um pouco mais sobre nomes bons para utilizar nos jogos.

7- Galeria de Dicas:

Sobre o título.

[color:6d73="Red"]Dica: Use nomes que façam a pessoa querer jogar, de preferência um nome que chame a atenção.
Evite usar títulos como:
A vingança de...
O ataque...
O futuro da terra...
A guerra da vida...
Exceção: Aos jogos de comédia, que não tem regras sobre nomes. A única regra é que seja um título engraçado. (claro!).

Dica:De nomes inovadores no jogo. É um meio de fazer seu jogo se diferenciar dos demais.

Dica:Não fale no titulo o clímax do seu projeto. Isso pode prejudicar, e as pessoas perderão a emoção quando o momento chegar.

Dica: Não use um título tão grande, você pode perder a idéia central e as pessoas que lerem não entenderem muito bem.

Dica: Use nomes que façam a imaginação das pessoas fluir, e ficando o desejo de jogar o jogo. Por exemplo: Olivier, o herói. E não nomes simples que qualquer um pode criar. Exemplo: “O herói super poderoso”, “A vida dos guerreiros”, “A revolta dos Elfos”, etc.

Olivier, o herói.

Primeiro: Deixa um desejo de descobrir quem é esse tal de Olivier.“o herói” é uma coisa muito usada, mas como eu disse, se encaixa nas exceções, pois trás uma vontade de saber o porquê de Olivier ser um herói.


Nomes de Heróis.

Dica: Use nomes verdadeiros, ou então nomes que tragam um sentido para aquela pessoa receber o tal nome.

Dica: nomes como Valente a uma pessoa medrosa, Vitória a uma mulher que seja fraca e seja derrotada fácil, ou algo do tipo é bom ser evitado. Somente se for em um jogo de comédia.

Dica: Nome de personagem tem que ter personalidade. Tem que trazer força, que seja um nome de respeito.

Nomes que não devem ser utilizados.

Dica:Tente não usar nomes terminados com “d” ou com “b”, já falado anteriormente, dá a impressão de nome muito diferenciado dos demais nomes, a não ser que todos os outros sejam parecidos com este, aí sim não foge tanto da compreensão.

Dica: Tente não inventar nomes misturados, juntando dois nomes que você goste e tentar montar um.

Dica: Não utilize nomes famosos, seu jogo vai ficar desvalorizado. NUNCA, repito, NUNCA use nomes famosos, só em caso de desespero ou falta total de criatividade. Caso contrário, use nomes menos conhecidos, ou crie você mesmo os seus.

Dica: Não use nomes padrão das pessoas. Como João, Jorge, Thiago, Rodrigo, Diogo, etc.
Nomes femininos até são aceitáveis por serem pouco usados em jogos. Apenas evite nomes como Edileuza, Lucélia, Clemiude, entre outros, porque não são nomes usados na era medieval.

Dicas: Evite também nomes usados na bíblia, são nomes importantes usados que podem deixar seu jogo meio, digamos assim... Religioso? Não. É que esses nomes são diferentes dos nomes medievais. O único nome aceitável é o “Daniel”... (tô brincando), esquece essa última parte.: Embarassed

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes4ko3

Nessa você me pegou Aline. Mas eu posso explicar. É que eu acho o seu nome bonito, como também acho o nome Beatriz, entre outros. Esse é o único motivo.
É por isso que eu falo que dar nomes é algo muito complicado, viu como até eu fugi das minhas dicas?
É como diz o ditado: “Me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”. Isso se encaixa perfeitamente para o uso de nomes. Nomes bonitos são valorizados.

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes5tk5

Isso mesmo Pietro, falou tudo. O seu nome passa a ser viável por ser pouco usado.

Sobre nomes.

Dicas: Use sobre nomes que chamem a atenção, principalmente o do herói. Por exemplo: O herói ser descendente de uma família importante, de algum império.

Dicas: Pense bem nesses nomes, não utilize de maneira errada. Nada de Durcio Durval, ou Alex Alexandre, etc. Tente criar um sobre nome que tenha alguma ligação com o nome do herói, ou que não faça essa leitura ruim de nomes mal estruturados.

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes6wh7

Olha Aline, isso é meio complexo, mas eu não vejo porque não. Só acho que se deve modificar bem o nome, e que não fique confuso, estranho ou qualquer outra coisa. Esse método de pegar um nome e modificar é uma boa maneira de achar um bom nome, mas as chances do nome ficar ruim são bem grandes.
Pense bem antes de usar esse “macete”.

Tutorial de criação de nomes nos jogos Criaodenomes7ld2

Bem Pietro, isso é um outro método usado para criar nomes, mas talvez seja mais complicado do que o da Aline. Eu diria que as chances de encontrar um bom nome assim são bem pequenas, mas nada é impossível. Mas terá que trabalhar muito sua mente para tentar emendar dois nomes e encontrar um só. Se não tem criatividade, então desista disso.

8- Comentários finais.


Bom pessoal, eu gosto de criar nomes para meus projetos. Mas eu aprendi essas técnicas há pouco tempo, e estou utilizando elas agora, e espero fazer bons nomes a partir de agora.

Um jeito muito bom de saber se um nome que você inventou, ou vai colocar no projeto, vai ficar bom é falar (de preferência em voz alta) a seguinte frase: “A cidade de...” e então você fala o nome da cidade.
Por exemplo, vamos utilizar a cidade anterior, e vamos fazer a pergunta.

A cidade de Halid.

A cidade de Halid. Quando analisei o projeto do cara, eu usei a frase várias vezes, e cheguei a um bom senso de que o nome não é tão bom.(não sei se vocês tiveram a mesma impressão).

Perceberam como fica melhor o entendimento do nome, fica mais plausível usar esse método. E ele serve para todos os nomes, então utilize essa frase sempre quando for incluir um nome no projeto.

9- Finalizando.
Eu espero poder ajudar pelo menos algumas pessoas que quiserem criar bons nomes em seus projetos. Se você não entendeu nada do que eu ensinei aqui, pelo menos siga essa minha última dica. LEIA LIVROS, muitos livros, principalmente os medievais, ou de ação. Mas aí você me diz que ler livro é chato, não tem tempo e blá, blá, blá...
O que eu tenho para dizer para essas pessoas é que elas não sabem o que estão perdendo. Ler livro é como assistir a um filme, a diferença é eu você terá que desenvolver o poder da criatividade e imaginar as cenas na mente. Eu também não tenho paciência para ler livros muito grandes, mas os que me interessam, que tem ação, e faz a gente não querer parar de ler, esses sim são interessantes.

Eu não fiz esse tutorial para vocês usarem regras para criar nomes bons, mas sim apenas mostrar técnicas para quem tem dificuldade e sempre tem nomes ruins no projeto. Espero poder ajudar com o esse tutorial, pois foi justamente por isso que o fiz. Assim que tiver mais coisas eu coloco aqui.


Postado primeiro na RMB.
Ir para o topo Ir para baixo
LACOCARACHA
Admin-ELP
Admin-ELP
LACOCARACHA


Número de Mensagens : 113
ELP Cash : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/01/2009

Tutorial de criação de nomes nos jogos Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial de criação de nomes nos jogos   Tutorial de criação de nomes nos jogos Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 2:44 pm

Gostei! +REP (Ok) Smile
Só tente destacar os pontos... Pois se uma pessoa quiser ver a próxima "lição", já estará destacado e bom de se ver Smile

FLW!! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial de criação de nomes nos jogos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Preciso de Nomes pra um jogo meu...
» [Tutorial] Como trabalhar os sentidos
» [Tutorial] Como Construir Personagens - Completo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Entertainment LACOCARACHA Productions :: Desenvolvimento :: Roteiros-
Ir para: