Bem-Vindos, membros, à Entertainment LACOCARACHA Productions
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 [Tutorial] Como trabalhar os sentidos

Ir em baixo 
AutorMensagem
andre97
Novato
Novato
avatar

Número de Mensagens : 23
Idade : 21
Titulo : Escrever é minha vida
ELP Cash : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/01/2009

MensagemAssunto: [Tutorial] Como trabalhar os sentidos   Qui Jan 29, 2009 11:38 am

Creditos: Julio Rocha

Ao ler uma história bem escrita, você não apenas vê o que está sendo contado, mas ouve sons, sente cheiros e experimenta sensações de frio ou calor. É isso que nos faz entrar de corpo e alma naquele mundo criado pelo autor. É isso que nos faz sentir parte da história, compartilhar experiências com os personagens e "estar" nos lugares por onde eles passam. Mas como fazer nosso texto ter esta mágica? O mais importante é você, como autor, entrar na pele dos seus personagens e tentar responder algumas perguntas, como por exemplo:

Quais os tipos de odores podem estar presentes neste lugar e/ou situação em que o personagem se encontra?

Quais os sons que podem estar sendo emitidos no ambiente?

Qual a temperatura? Se o personagem está na água, esta está fria ou quente? Se alguém toca no personagem, a mão do outro está quente ou fria?

O objeto que está sendo manipulado pelo personagem é macio? Duro? Flexível?


Continue fazendo perguntas como estas e as respostas irão criar uma atmosfera bastante realista. Aí vão alguns pontos que podem ajudar a estimular os sentidos dos seus leitores:

Cheiros - Se o personagem principal encontrou com sua amada, ele deve ter sentido seu perfume. Se ele entrou em um restaurante, certamente sentiu o cheiro da comida sendo preparada na cozinha. Se alguém está preparando um café, o ar ficará tomado por aquele aroma delicioso.

Sons - Uma arma caiu da mão do mocinho e isso faz com que o barulho seja ouvido pelo vilão. Perdido na floresta, o menino escuta o ruído de uma corredeira. O trânsito na grande metrópole faz com que o personagem leve as mãos aos ouvidos para tentar livrar-se daquele barulho ensurdecedor.

Temperatura - A chuva deixa a roupa de seu personagem totalmente molhada e quando o vento sopra um pouco mais forte, ele procura abrigo para fugir do frio. Ao segurar em um cano de metal, o menino se assusta e tira a mão rapidamente, mas as bolhas começam a aparecer e demonstrar a gravidade da queimadura. Ao mergulhar, sentiu a água gelada envolvendo seu corpo.

Nem sempre é preciso descrever diretamente o cheiro, som ou a temperatura. Você precisa tomar o cuidado de deixar que o leitor "viva" a experiência. Como exemplo prático, vou mostrar abaixo um trecho de "Teia Negra" onde uso esta técnica:

"Kremer e Guilherme passaram pela casa andando do lado oposto da rua, tentando não chamar atenção. Estavam abaixados atrás de uma picape quando o Mercedes prata apareceu na curva, a menos de vinte metros de onde estavam. Guilherme fez o sinal combinado para Camargo, que ligou a sirene azul e subiu a rua em disparada, atravessando o carro na frente do Mercedes, que freou bruscamente, deixando um forte cheiro de borracha queimada. Ao mesmo tempo ele e Guilherme colocavam uma tábua, com grandes pregos, por trás dos pneus traseiros do carro e apontavam suas armas para as portas. O motorista e o segurança desceram com as mãos para cima, pareciam não estar dispostos a reagir. Logo em seguida, Vicente abriu a porta traseira e saiu, segurando uma maleta na mão direita."

Repare que não descrevi o barulho da freada, mas tenho certeza que você ouviu claramente, não foi? Muito provavelmente, você também escutou o som da porta do carro sendo aberta. Procurei neste trecho dar a sensação visual da sirene azul sendo refletida nos carros e casas ao redor e deixar o ar carregado com o cheiro da borracha queimada. Será que funcionou? Espero que sim.

Creditos: Julio Rocha
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Danielx3
Novato
Novato
avatar

Número de Mensagens : 11
Idade : 28
ELP Cash : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/01/2009

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Como trabalhar os sentidos   Dom Fev 01, 2009 4:23 pm

Opa, gostei!

A minha dificuldade para escrever é colocar justamente esses detalhes da escrita que fazer a gente imaginar a cena na cabeça.

Eu estou me acostumando a escrever desse jeito, mas ainda não fazer isso com de um jeito agradável.

Li algumas dicas que me fizeram pensar e refletir sobre o meio de escrita que eu uso, vou ver se aproveito isso nas próximas histórias e quem sabe, melhorar cada vez mais.

O que mais me chamou a atenção, foi a parte do cheiro, eu não tinha pensado que isso era tão importante na escrita, e deixa sua história rica e de fácil entendimento por parte do leitor.

Vou dar uma treinada na parte do cheiro, me interessou bastante, eu procuro muito todos os tipos de dicas para que possa escrever uma história mais rica em detalhes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[Tutorial] Como trabalhar os sentidos
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial Escudo (Formato redondo)
» [TUTORIAL] COMO COLOCAR UM TIME NA CBF
» [TUTORIAL] COMO CADASTRAR JOGADORES
» [TUTORIAL] Como desbloquear a selecção Alemã/China/Corea do Sul e Japao
» [TUTORIAL] COMO EDITAR FOTO DE PERFIL E ASSINATURA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Entertainment LACOCARACHA Productions :: Desenvolvimento :: Roteiros-
Ir para: